O diagrama de borboleta: visualizando a economia circular
O diagrama sistêmico da economia circular, conhecido como “diagrama de borboleta”, ilustra o fluxo...
Outros idiomas disponíveis
Na economia atual, nós retiramos materiais da Terra, fazemos produtos a partir deles e, no final, os descartamos como resíduos – o processo é linear. Em contraste, na economia circular, evitamos produzir resíduos desde o início.
Eliminar resíduos e poluição
Circular produtos e materiais (no seu valor mais alto)
Regenerar a natureza
A economia circular é sustentada pela transição para energias e materiais renováveis e dissocia a atividade econômica do consumo de recursos finitos. Trata-se de um sistema resiliente e positivo para as empresas, para as pessoas e para o meio ambiente.
A economia circular consiste em uma estrutura de soluções sistêmicas que enfrenta desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição.
Todos os elementos do nosso sistema de extrair-produzir-desperdiçar precisam mudar: a maneira como gerenciamos recursos, o modo como fazemos e usamos produtos e o que fazemos com os materiais posteriormente. Só então poderemos criar uma economia circular próspera e capaz de beneficiar a todos dentro dos limites do nosso planeta.
O que é necessário para transformar nossa economia baseada no descarte em uma que elimine os resíduos desde o princípio, circule os recursos e regenere a natureza?
A economia circular nos dá as ferramentas para enfrentar as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade ao mesmo tempo, sem deixar de atender a importantes necessidades sociais.
Ela nos dá o poder de aumentar a prosperidade e gerar mais empregos e resiliência e, ao mesmo tempo, reduz as emissões de gases do efeito estufa, o desperdício e a poluição.
Entenda os fundamentos ou explore a economia circular em detalhes.
A economia circular é baseada em três princípios, todos orientados pelo design.
Veja a economia circular em ação em estudos de caso de marcas, empresas e formuladores de políticas.
Trabalhando com a natureza para que os alimentos durem mais
A Apeel é uma empresa que criou uma maneira inovadora de eliminar embalagens plásticas descartáveis de frutas e vegetais frescos, ao mesmo tempo em que combate o desperdício de alimentos.
Apeel é uma película de revestimento comestível à base de plantas aplicada a produtos frescos que imita e aumenta as defesas naturais de frutas e vegetais. Isso retarda os dois principais fatores que causam deterioração – perda de água e oxidação.
A Fundação Ellen MacArthur trabalha para acelerar a transição para uma economia circular. Desenvolvemos e promovemos a ideia da economia circular e trabalhamos em conjunto com empresas, universidades, formuladores de políticas e instituições para mobilizar soluções de sistemas em escala em todo o mundo.
Número de Registro da Instituição Filantrópica: 1130306
Número de Registro OSCR: SC043120
Número da Empresa: 6897785
Número ANBI RSIN da Fundação Ellen MacArthur: 8257 45 925
O trabalho da Fundação Ellen MacArthur conta com o apoio de Parceiros e Parceiros Estratégicos.